Breve história de como surgiu o sistema solar

Blog de astronomia :Tudo sobre Astronomia, Breve história de como surgiu o sistema solar

  Os astrônomos acreditam que o sistema solar se formou há tempo, cerca de 4,6 bilhões de anos atrás, quando uma nebulosa começou a se contrair, atraída pela sua própria gravidade.
  A maior partedo meterial se acumulou no centro da nebulosa. Os materiais que formavam essa imensa nuvem passaram a girar ao redor desse centro, formando um enorme disco de gás e poeira.
  O centro da nebulosa continuou a receber mais material, ficando cada vez mais quente. Ao mesmo tempo, as partes externas do disco esfriam, os materiais se condensaram, formando pequenas partículas. As partículas acabaram por se chocar uma às outras, algumas se espatifando enquanto outras se juntavam para formar partículas cada vez maiores.
  Os planetas se formaram pela agregação dessas partículas da parte externas do disco. A maioria dos satélites também teria se formado dessa maneira, só que ficaram presos à gravidade de um planeta. A maioria dos asteróides também se formou pela agragação de partículas menores, só que não "cresceram" tanto quanto os planetas. Os corpos menores podem ter se formado pela agregação de partículas ou podem ser pedaços de antigos astros que se espatifarram após um choque.
  No centro do disco a história era outra. Num momento,os gases que se acumularam na região central começaram a passar por transformações nucleares, dando origem a uma nova estrela:o sol.

 

Solar

segunda 07 março 2011 11:22



Nenhum comentário Breve história de como surgiu o sistema solar



Seu comentário :

(Opcional)

(Opcional)

error

Importante: comentários racistas, insultas, etc. são proibidos nesse site.Caso um usuário preste queixa, usaremos o seu endereço IP (54.82.80.15) para se identificar     



Abrir a barra
Fechar a barra

Precisa estar conectado para enviar uma mensagem para astronomia

Precisa estar conectado para adicionar astronomia para os seus amigos

 
Criar um blog